sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ENTRE PARASITAS E ABUTRES



Por G.M.Rocha


“ESSES REPÓRTERES SÃO UNS PARASITAS”. Assim se expressou um cristão evangélico que conversava comigo outro dia a respeito de uma matéria veiculada por uma emissora de TV que tinha como centro o resultado de uma série de investigações do MP sobre a liderança de uma suposta igreja evangélica, nas quais se constatavam diversas irregularidades e indícios de fraudes e corrupção, inclusive na forma de recolher e aplicar o dinheiro dos fieis.

Essa matéria causou grande escândalo e indignação em diversos cristãos sinceros que acreditam na verdade do Evangelho de Cristo, mas que nesse brasilzão de meu Deus, devido aos escândalos constantes protagonizados por supostos ministros de Cristo (inclusive escândalos de dar inveja na turma do Congresso), sofrem como se estivessem sendo pregados, por esses indivíduos, na horrenda cruz com o seu Cristo.

Ao ouvir essas palavras que expressavam a indignação daquele irmão com o que imaginava se tratar de uma perseguição de ímpios ao humilde povo do Senhor, respondi-lhe que aqueles repórteres não deveriam ser comparados aos parasitas, e sim aos abutres, e expliquei-lhe por que: Parasitas são os que matam o corpo, não os que se alimentam dele depois de morto. Esse é um serviço dos abutres.

Essa poderia ter sido mais uma dessas conversas que esquecemos rapidamente. Porem, durante vários meses tenho pensado na profundidade desse assunto, portanto pretendo analisá-lo aqui com mais carinho.

Em primeiro lugar, é necessário que se diga alguma coisa a respeito das funções dos parasitas e dos abutres. Sabe-se que existem varias espécies de abutres, que no geral são aves de rapina, sarcófagas, as quais se alimentam em sua maioria, de corpos em estado de putrefação, existiam em grandes quantidades na palestina e estavam na relação das aves imundas no Antigo Testamento (Levítico 11.14).

Os parasitas, por sua vez são de ordem animal ou vegetal que vivem retirando a seiva ou os nutrientes de outro ser. Alguns dependem do hospedeiro só por um período, outros vivem no hospedeiro por toda a vida; no geral, o parasita é sempre beneficiado e o seu hospedeiro sempre prejudicado, podendo, em muitos casos chegar à morte.  

Dessa forma, parasitas e abutres, longe de serem inimigos e adversários,  eles se completam.
O que há de abominável com os abutres, é que eles vivem sempre dependendo da morte de algo ou alguém para que se possa alimentar. A morte do outro é motivo de festa para ele. No geral ele não mata, mas espera que algo ou alguém morra.

Penso, no entanto que o parasita é um milhão de vezes mais abominável que o abutre, pois provoca a morte daquele que o alimenta. Ele é profundamente egoísta, não tem respeito, nem misericórdia, pois a única coisa que busca é a satisfação do seu insaciável e diabólico apetite.

Assim vejo a relação entre a igreja e a mídia brasileira. Quase que diariamente escândalos e mais escândalos no seguimento evangélico ajudam a aumentar as disputas por pontos tão almejados pela alienante e massificadora TV brasileira. Ao mesmo tempo, milhares de cristãos que amam verdadeiramente a Cristo, e milhares de lideres sinceros são afrontados diariamente por pessoas que os confundem com esses inimigos do reino, travestidos de ministros de Cristo, por não terem aprendido que existe diferença entre o joio e o trigo, apesar de se parecerem.

Apesar de tudo isto, penso que nossa maior preocupação não deve ser com a mídia (abutres) e sim com os parasitas (falsos lideres), pois esses, infiltrados nesse grande corpo que é composto pelas Igrejas Evangélicas Brasileiras, o agridem, violentam, sugam, debilitam, chucham, exploram, deploram-no e matam-no, ao mesmo tempo em que dele dependem e dele se alimentam.

Esses indivíduos não têm sede de justiça, mas de enriquecimento; não estão preocupados com tesouro no céu, e sim acumulo de riquezas na terra; não têm a preocupação com a pregação do reino de Deus, e sim a divulgação do seu prestigio pessoal; não estão preocupados em usar coisas para ajudar e salvar pessoas, e sim em usar pessoas para adquirir mais coisas; não vêem o evangelho como as boas novas de Cristo, mas como um produto mercadológico, o qual deve ser o mais atrativo possível aos numerosos e exigentes clientes (eles dizem fiéis).

Em uma situação como esta, como pode esse corpo não adoecer e não morrer? A igreja brasileira precisa urgentemente de remédio, necessita urgentemente da pregação sadia da palavra de Deus.

Portanto, quando os abutres (mídia) estiverem sobrevoando algum cadáver (instituição evangélica) não seria um bom negocio condená-los, pois, se eles fazem festa é porque antes de tudo os parasitas (falsos ministros) já cumpriram seu papel, matando o corpo que os alimentou.

 Antes de nos preocupar com a festa dos abutres (nossos inimigos externos) seria bem melhor se nos empenhássemos em detectar, desmascarar e combater os numerosos parasitas (que são nossos inimigos internos), pois sem parasitas, abutres dificilmente têm de que se alimentar.




Fonte das imagens:
Parasitas:  http://www.flickr.com/photos/phzioli/3196038971/lightbox/
Abutres: http://pt.dreamstime.com/abutres-que-deleitam-se-no-carrion-thumb8765519.jpg


5 comentários:

fernando evencio disse...

shalon vaso. muito bom meu nobre pensandor... Apróxima lição deste trismestre está fando sobre: a real prosperidade. o interessante é que eté ensinam direitinhooooorsrsrsrsr.. aproveita o insejo e faz alguns comentários....

Gilvan Monteiro da Rocha disse...

Shalon meu caro amigo! Já estou ligado. achei excelente a ideia de uma lição tratando do assunto... Não quero perder uma só semana... pretendo estudar e comentar cada texto... me ajude aí!

Nosso Alvo é cristo disse...

A Paz Pastor ! e só complementando oque foi dito na matéria os PARASITAS são considerados agressores, pois prejudicam o organismo hospedeiro através do parasitismo, pode viver muitos anos em seu hospedeiro sem lhe causar grandes malefícios, ou seja, sem prejudicar suas funções vitais é capaz de se reproduzir disseminando seus ovos .
É OQUE ESTAMOS VENDO ACONTECER DENTRO DAS IGREJAS HJ, MUITOS CHEGAM DE MANCINHO , AOS POUCOS VAO DEPOSITANDO SEUS OVOS LEVANDO ASSIM ANOS ,PRA DEPOIS A VÍTIMA VER O ESTRAGO Q/ FOI CAUSADO AO CORPO .

Mirian de Souza disse...

Outra materia maravilhosa!
Agora Pastor mim responda, Por que que muitas pessoas descobrem que tem uma espécie de PARASITA alojado em seu corpo, sabendo q esta lhe causando mal,quase levando a morte ou praticamente morto e mesmo assim ainda continuam deixando se alimentarem de seus corpos e nao tomam providência nenhuma quanto a doença ?

Gilvan Monteiro da Rocha disse...

Nesse caso, penso que há uma espécie de cumplicidade entre parasitas e hospedeiros. O hospedeiro sabe que está sendo prejudicado, mas desenvolve uma espécie de sentimento mórbido de que "ruim com ele, pior sem ele". Ou desenvolve uma espécie de ideia de que caso se recuse a alimentar esse parasita, será inevitavelmente punido por Deus. Portanto, diferente de Davi, eles creem que é melhor cair devorado pelo parasita, que cair nas mãos de Deus. A verdade é que, nossas crenças a respeito de Deus inevitavelmente definirão nossas ações e reações...